Carpa KOI

Símbolo de prosperidade, longevidade e fertilidade

Carpa KOI

Como surgiu

A história da Carpa Koi ou Nishikigoi começou há mais de 2000 anos no Japão por mutação genética da carpa comum, originária da China. É símbolo de prosperidade, longevidade e fertilidade.

Tal como em relação ao peixe dourado na China, a posse da Carpa Koi no Japão, permaneceu, durante muito tempo, um privilégio da nobreza.
Foi na era Momoyama (entre 1582 e 1598) que a criação de Carpas Koi se popularizou.

No início do Séc. XX, a criação destes peixes foi alvo de um desenvolvimento enorme. Desde então, surgiram fascinantes e belas variedades.

Todas estas kois estão na Loja Online onde poderá ver preços e tamanhos, aqui.

A Lenda / O significado

A simbologia das carpas vem da época dos Samurais da era Muromachi, que as admiravam e as consideravam a representação do ideal de persistência, coragem e força, devido a enfrentarem todas as adversidades da Natureza, como subir correntes e cascatas, para alcançar os seus objetivos.

Segundo a lenda, a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha de nadar contra a corrente e de saltar cascatas até à montanha Jishinhan. Aquela que alcançasse o topo transformava-se em dragão.

Assim, uma carpa a subir significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades, enquanto que uma carpa a descer significa objetivos alcançados e cumpridos.