Novidades e Eventos

Esteja sempre atualizado

A REGRA DOS CINCO

Público
A REGRA DOS CINCO
Outubro, aquele mês a sério em que nunca se sabe se é t-shirt se é casaco!... Faça testes regulares à água do seu lago, verificando se todos os parâmetros estão bons ou se é preciso uma ajudinha. Lembramos que: pH para carpas Koi no nosso país deve estar entre 7.5 e 8.5. Nada abaixo disso, atenção às informações erradas! Tenham atenção aos vossos animais e não usem produtos desnecessários. Ao usarem produtos sem regra arriscam-se a danificar a água, a adoecer os peixes e ainda a criar resistência por parte dos parasitas. A nossa vida são as Kois e sabemos exatamente o que elas precisam dependendo das condições em que se encontram. Cada caso é um caso. O que o vizinho fez nem sempre se adapta àquilo que nós precisamos. Cuidado para não haver desgostos, pois resulta tudo muito bem, até um dia. "Eu tenho kois há 10 anos e nunca tive problemas" Ouvimos esta frase com alguma frequência embora cada vez menos, porque as pessoas estão a ganhar consciência dos factos e seguem as nossas indicações. Costumamos dizer que os peixes "aguentaram" ou "sobreviveram" 10 anos, não viveram. Portanto:
1 - FILTRAGEM: uma filtragem completa é necessária, ou seja, uma filtragem dimensionada para o tipo de lago e para o número de peixes. Quanto mais eficaz for a filtragem, mais saudável estará o lago e as kois. E fazer manutenção à filtragem.
2 - SUPERPOPULAÇÃO: atenção à superpopulação do seu lago! E além disso aconselhamos a não misturar kois com outro tipo de peixes. As kois irão crescer com saúde, conseguem todas alimentar-se bem e terão espaço para elas. A regra 1 koi para 1m3 nem sempre se aplica.
3 - ALIMENTAÇÃO: só a adequada para kois e dependendo da estação do ano. Na primavera/verão - growth e color - várias vezes por dia. Quanto mais rica for a ração melhor. Entre estações, ou seja, entre inverno/primavera e entre verão/outono - malamix food - com probióticos. No inverno com temperatura da água igual ou superior a 10ºC - wheat-germ flutuante e/ou sinking - dependendo da profundidade do lago. Abaixo dos 10º zero. Sim, ZERO de comida. 
4 - VIGILÂNCIA: Lago acabado, filtragem top, kois a nadar, feito! Nada disso. Kois são seres vivos, precisam de cuidados. E a água precisa de ser verificada regularmente, está exposta a todos os elementos. É nosso dever cuidar.
5 - MICROSCÓPIO: "Os peixes coçam-se, apareceram feridas, estão parados a um canto, não comem,... Toca a por produtos lá para dentro, alguma coisa hão-de fazer." Não. Pode ter sorte dessa vez, não das próximas! Tem kois originais do Japão? Então, tenha um microscópio. Há anos que aconselhamos e ensinamos as pessoas a trabalhar neste sentido. Identificar e tratar. E estamos sempre, mas sempre a aprender! O saber é precioso e podemos sempre adquiri-lo junto de quem sabe.